segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Tentando fazer do mundo um lugar melhor para se viver (?!)

Já notaram que todo site hoje em dia tem uma área para comentários (maldita web 2.0)? E já perceberam que a imensa maioria desses comentários são ruins de doer (maldita inclusão digital)? Pois é, esse tipo de coisa andava me deixando bastante triste, então, num certo dia, tentando fazer da Internet um lugar melhor de, humm, se ler, mandei o seguinte email para a Folha Online:

Seria possível haver algum tipo de moderação em relação aos comentários de notícias no site da Folha, ou melhor ainda, a total eliminação desse recurso? Há uma profusão de radicalismos sem sentido que, vá lá, ainda têm o seu valor, mas erros de português dignos de um aluno ruim de primário são inaceitáveis num veículo de comunicação (exemplo: boa parte dos comentários sobre o resultado da F1).

Como deve ser difícil deslocar um ser humano para tão tenebrosa tarefa de classificação, gostaria de dar uma sugestão bem prática: uns captchas bem difíceis, de modo que só os mais persistentes (e inteligentes) conseguiriam superar. Uma boa lista de exemplos:

http://www.johnmwillis.com/other/top-10-worst-captchas/

Um outro exemplo: os famosos e já lendários "gatinhos do RapidShare":

http://www.blogsdna.com/45/rapidshare-access-code-its-very-difficult-to-read.htm

Sei que, em tempos de web 2.0, qualquer medida que dificulte a interatividade é bem impopular, mas não gosto de usar minha banda larga para baixar esse monte de "sabedoria popular"...

Bom, se não der certo, acho que ainda posso escrever uma extensão do Firefox para tornar esses comentários invisíveis... Hummmm...

Grato pela atenção.

Só pela minha ironia fina e pelos links com os captchas engraçadinhos, achei que minha vitória era certa. Qual não foi minha surpresa ao receber a resposta:

a editoria da Folha Online esclarece:
"A ferramenta de comentários tenta ser o mais democrática possível. Nenhum tipo de preconceito ou difusão de mensagens que possam ferir os direitos de terceiros ou as normas morais, os bons costumes e a  legislação vigente são permitidos. No entanto, apesar de se reservar o direito de vetar comentários, a Folha Online não edita o conteúdo dos mesmos - e por isso podem haver erros de português."

Na realidade, acho que a pessoa que me respondeu não entendeu direito o que eu queria... Enfim, mudar o mundo realmente não é uma coisa fácil. Mas não desisti. Instalei o Greasemonkey, que é um add-on do Firefox para personalização de páginas e bolei o seguinte script:

// ==UserScript==
// @name          Hello World
// @namespace     http://www.abobora.com
// @description   Remove comentários do site de Folha
// @include       *folha.uol.com.br*
// ==/UserScript==

//Populate the array with all the page tags
var allPageTags=document.getElementsByTagName("*");
//Cycle through the tags using a for loop
for (i=0; i <allPageTags.length; i++) {
    //Pick out the tags with our class name
    if (allPageTags[i].className == "commentstable") {
 allPageTags[i].parentNode.removeChild(allPageTags[i]); 
    }
}

Segue o antes e depois no site da Folha:






Yey, vitória para mim. Se bem que fazer um script disso pra cada site com comentário que existe por aí não é tarefa das mais fáceis... Mas estou tentando, em prol de um mundo livre de comentários.

De vez em quando, penso que isso é meio fascista... Mas enfim, quero ser livre para não ler tanta abobrinha que andam escrevendo por aí ^_^

domingo, 15 de novembro de 2009

Análise: Applebee's (ahhhh, bacon!)

No mês passado, fui jantar no Applebee's do Eldorado e pedi o Big Apple Burger da foto. Dá pra perceber que é um lanche meio exagerado e é gostoso, pelo menos enquanto você ainda está com fome -- sensação que dura até uns 40% de sauduíche consumido. Depois disso, junto com o esfriamento natural da carne e das batatinhas, comê-lo torna-se uma tarefa não tão agradável assim -- a saber, eu comi o dito cujo inteiro, tenho pena de desperdiçar comida e não sou covarde ^_^

Bom, o que eu queria discutir não é exatamente o hambúrguer em si, mas o Applebee's do Eldorado. O fato é que o do Shopping Morumbi é bem melhor, o atendimento foi melhor e o sanduíche veio mais bem montado, com a faca perfurando o centro do pão e gerando uma simetria bem interessante. Na foto. dá pra perceber que o cidadão responsável pela inserção da faca não foi lá muito atencioso. As batatas-fritas também me pareceram melhor temperadas no Morumbi, mas nesse ponto eu não tenho tanta certeza assim -- não curto muito batata-frita, então não presto muita atenção nela.

Ah sim, o estacionamento do Shopping Morumbi também é melhor do que o do Eldorado ^_^

Vamos aos fatos

Praticamente dois anos se passaram desde o dia em que apaguei meu antigo blog. O que aconteceu nesse período? Em ordem cronológica:
  • Consegui um emprego — fui efetivado depois do estágio que comecei na época do mestrado.
  • Comprei um PSP ^_^
  • Completei 27 anos -_-' 
  • Desisti do mestrado.
  • Comprei um baixo de 5 cordas. ^_^
  • Comprei um PS3 ^_^
  • Comprei um carro -_-’
  • Passei no vestibular e voltei a fazer faculdade — minha segunda graduação -_-’
  • Completei 28 anos -_-'
  • Comecei a fazer aula de baixo.
  • Voltei a fazer aulas de japonês — já estava na hora, vamos ver se termino direito dessa vez.
  • Por causa do trabalho, da faculdade, da aula de baixo e da aula de japonês, fiquei sem tempo pra jogar -_-'
  • Por causa do trabalho e da faculdade, fiquei sem tempo de treinar baixo direito e de estudar japonês -_-'
  • Comprei um baixo de 4 cordas ^_^
  • E, como sempre, estou cansado e estressado de fazer um monte de coisas aleatórias ao mesmo tempo (maldita faculdade, em especial) -_-'
C'est la vie...

Anyway, eu queria dar uma arrumada no layout, mais ou menos como fiz no meu último blog, mas estou sem tempo e/ou vontade e/ou paciência para mexer com html e/ou CSS e/ou javascript e/ou imagens. Então, por algum tempo, acho que a aparência vai ficar assim mesmo -- queria algo minimalista, mas acho que isso aqui está com um visual meio noob mesmo -_-' Design nunca foi meu forte...

sábado, 14 de novembro de 2009

De volta!

É isso aí!